Blog

Como adequar seu estabelecimento às normas da Vigilância Sanitária?

Como adequar seu estabelecimento às normas da Vigilância Sanitária?

24/05/2021

 

Estar por dentro das normas da vigilância sanitária é um pré-requisito para o funcionamento de empresas, principalmente do ramo de alimentação. Isso porque essas normas apresentam alguns cuidados que precisam ser tomados no ambiente de trabalho. Quem estabelece as boas práticas que devem ser seguidas no Brasil é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). E hoje trazemos para você os principais pontos que devem ser melhorados ou ajustados para se adequar às normas da vigilância sanitária e, assim, aumentar a segurança para sua equipe e clientes.

 

1 – Mantenha o local de trabalho limpo e organizado:

Um dos requisitos básicos para deixar o ambiente dentro das normas da Anvisa é mantê-lo limpo e organizado. Ele deve contar com boa iluminação e ventilação, pois isso favorece à manutenção da higiene local. Os meios de descarte são somente através de esgoto ou fossa séptica, eliminando qualquer outro tipo de descarte. Além disso, as caixas de gordura e esgoto devem estar longe do local de preparo dos alimentos, para que não ocorram contaminações.

 

2 – Nunca guarde produtos de limpeza junto aos alimentos:

Os alimentos devem ser mantidos isolados de todo e qualquer produto de limpeza, como água sanitária, detergentes, desinfetantes e sabão. Além disso, os estabelecimentos são obrigados a utilizar produtos de limpeza regularizados junto à Anvisa.

 

3 – Tenha seu Controle de Pragas em dia:

O Controle de Pragas é imprescindível estar em dia, pois auxiliará no controle de possíveis insetos e roedores que possam adentrar no local. Além disso, aumenta a segurança em relação a contaminação nos alimentos. Esse serviço deve ser realizado por uma empresa especializada, que tenha as licenças exatas para funcionamento

 

 4 – Tome cuidado com a água:

A água utilizada no estabelecimento deve ser corrente e tratada. No caso de utilizar poços artesianos, ela deve ser analisada a cada seis meses, para certificar-se de que não está contaminada. O Reservatório de Água também precisa estar em boas condições. Ou seja, deve estar tampada, sem qualquer tipo de rachaduras, vazamentos, infiltrações e descascamentos. Com isso, evitará a entrada de animais e outros potenciais materiais contaminantes. Além disso, ela deve ser higienizada a cada seis meses por uma empresa especializada.

 

5 – Mantenha os alimentos perecíveis sob refrigeração:

Alimentos perecíveis são facilmente degradáveis. Sem falar que condições inapropriadas de armazenamento podem acelerar a proliferação de microrganismos. Por isso, esse tipo de alimento deve ser mantido sob refrigeração de 5ºC. Enquanto alimentos cozidos quentes, a temperatura recomendável é acima de 60ºC.

 

6 – Zele pela higiene dos seus colaboradores:

Os colaboradores devem estar sempre limpos, com cabelos presos e cobertos com redes ou toucas. O uniforme deve ser utilizado apenas na área de preparo dos alimentos e a troca deve ser feita diariamente, de forma a mantê-lo limpo e conservado.  Acessórios como brincos, pulseiras, anéis e relógios, além de maquiagem, são proibidos na área de manipulação. Outro cuidado que deve-se ter é em relação às unhas. Elas devem ser mantidas curtas e sem esmalte, enquanto as mãos devem ser sempre higienizadas antes de preparar os alimentos. Os colaboradores também devem evitar manipular alimentos quando estão doentes ou com cortes e ferimentos. Afinal, determinadas doenças podem ser transmitidas através da comida. Inclusive, esse é um dos motivos do pelo qual as empresas devem manter em dia os exames periódicos de seus colaboradores.

 

Conteúdo inspirado em Checklistfácil Blog.

Compartilhe nas Redes

Whatsapp