Blog

Você sabe quais são as madeiras mais resistentes aos cupins?

Você sabe quais são as madeiras mais resistentes aos cupins?

31/03/2021

Existem madeiras que são mais propícias de ter infestação de cupins e outras que acabam sendo mais resistentes a eles. Todos sabemos o quanto os cupins podem nos causar danos econômicos, eles realmente destroem o local por onde estão, se não for tratado.

Nesse post, listamos algumas das madeiras que são consideradas mais resistentes aos cupins, são elas:

 

A Peroba-Rosa, também conhecida como Peroba-do-Campo ou simplesmente Peroba, é uma das madeiras que se destacam no que diz respeito a resistência às pragas como os cupins. Possui uma trabalhabilidade moderadamente fácil, de acordo com os dados apresentados pelo IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

Onde pode ser utilizada: na confecção de móveis e portas, além de decks e assoalhos.

 

A Sucupira é um dos tipos de madeira que mais se mostram eficientes quando o assunto é resistência à pragas e fungos. Ela é uma madeira de difícil trabalhabilidade, sendo difícil o processo de aplainamento. Essa característica credencia a sucupira como uma das madeiras mais resistentes dentre todos os tipos que são utilizados para fins arquitetônicos.

Onde pode ser utilizada: móveis, portas, decks, e também é usada na parte “pesada” da construção.

 

A Imbuia também segue essa linha de difícil trabalhabilidade, porém com um acabamento de muita qualidade. Durante testes, foi uma das madeiras que apresentou melhor desempenho contra os cupins, sendo pouquíssima atacada pelos vermes e outras pragas.

Onde pode ser utilizada: confecção de móveis finos, portas e outros acabamentos.

 

A Ipê é mais uma que segue o padrão de madeiras de alta densidade cuja trabalhabilidade é de difícil execução, mas que apresentam um excelente desempenho contra os cupins. De acordo com os órgãos especialistas, é uma madeira fácil de lixar e excelente para pregar e parafusar, embora sejam relatados alguns problemas em relação à colagem.

Onde pode ser utilizada: confecção de portas e decks de madeira, mas está associada também à produção de lambris e outros artigos mais finos.

 

A Cumaru é reconhecidamente uma das melhores madeiras para se trabalhar, em diversos sentidos. Além de apresentar uma ótima resistência à cupins, ela ainda possui uma resistência acima da média das outras madeiras já que é muito difícil de ser perfurada. Trata-se de uma das madeiras consideradas nobres, não possui uma das melhores, mas compensa com a sua durabilidade e vida útil.

Onde pode ser utilizada: Pode ser utilizada a qualquer tipo de produto de madeira, desde portas, até decks, lambri, móveis e até mesmo pisos.

 

Possui problema com cupins na sua casa? Realize uma Descupinização! Nos chame aqui no whats, nossos orçamentos são gratuitos!

 

 

 

Compartilhe nas Redes

Whatsapp